quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

GUERRA...LIBERDADE....IGNORÂNCIA

Certa vez tendo citado o livro 1984 de George Orwell em um comentário que fiz relacionando-o com o reality show BBB, recebi uma réplica que disse: " nada a ver!". Como fiquei intrigada com a resposta fui buscar conhecimento de causa e ,no meu entendimento ,( que pode ser falho, é claro), descobri umas coincidências.. Aí vai um trecho logo do inicio do livro, e no qual irei acrescentar palavras que falam de coisas a mais existentes no BBB ( em parenteses):..." até na moeda os olhos perseguiam a pessoa.Nas moedas ( estalecas), nas capas dos livros, em bandeiras, em cartazes, nas embalagens dos maços de cigarro, ( nas latas de leite e achocolatados) , nas ( bolsas e necessaires), em toda a parte. Sempre aqueles olhos observando a pessoa e aquela voz a envolvê-la. Dormindo, acordada, trabalhando ou comendo, dentro ou fora da casa, no banho ou na cama - não havia saída. Com exceção dos poucos centímetros que cada um possuía dentro do crânio, ninguém tinha nada de seu"....



Há na obra de Orwell , uma estrutura politica social, que se divide em ministérios, mas em um deles, um edificio enorme de estrutura piramidal de concreto branco, o Ministério da Verdade, lê-se com letras elegantes, os tres slogans do Partido: GUERRA É PAZ.... LIBERDADE É ESCRAVIDÃO.... IGNORÂNCIA É FORÇA !

Vejamos, dentro da mansão do BBB podemos compreender essas tres máximas. Os brothers são constantemente provocados para se rivalizarem. São grupos subdividos em grupos e que se contendam entre si para ganhar provas de comida , liderança, imunidade, etc....é a guerra sendo necessária para se obter a PAZ de se saber conviver , e de não serem molestados e todo instante pelo BigBrother.
A LIBERDADE, se resume a um grande quintal onde os confinados divertem-se em festas espetaculares, usufruem de uma linda piscina e moderna academia E num deslumbramento cego esquecem-se de que são vigiados diuturnamente e são cobrados pelos mais leves deslizes, e castigados cruelmente por , simplesmente, esquecerem do microfone por segundos. E o que é isso senão ESCRAVIDÃO!
Quanto ao último slogan, vejo o quão é ínfimo observar um brother verdadeiramente pensando no jogo, equalizando acontecimentos, armando estratégias, mantendo seus trunfos para ele mesmo e aproveitá-los no momento certo. Então a IGNORÂNCIA da maioria deles , a falta do uso cerebral, deixa-lhes somente com a saída da FORÇA!
Visto isto, consigo ver plenamente a correlação entre a obra de Orwell e a produção da ENDEMOL-Holanda, o Big Brother. Claro que acabam aqui as semelhanças. O livro é uma ficção sensacional, inteligentíssima, e se posso dizer, não muito longe de muitas realidades já vistas e ainda vistas no mundo.

Chega de filosofia.... proximo post: A FESTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário